Reforma da Previdência: entenda como ficou o substitutivo do deputado Samuel Moreira

Reforma da Previdência

Publicado em 13/06/2019 - 19:49 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) apresentou substitutivo à reforma da Previdência sem BPC, capitalização e aposentadoria rural, e com regras mais amenas para mulheres.

 

O texto de 159 páginas está disponível no site oficial da Câmara.

 

O parecer retirou os pontos mais criticados, como as mudanças no BPC, o Benefício de Prestação Continuada, e nas aposentadorias rurais.

 

Segundo o relator, o BPC beneficia pessoas em situação de extrema vulnerabilidade e, por isso, deve ficar de fora da reforma.

 

O regime de capitalização também foi retirado porque, de acordo com o relator, tem um alto custo de transição e não seria o modelo mais adequado para um país com trabalhadores que têm baixos rendimentos.

 

O líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), ressaltou que a saída do regime de capitalização não traz impacto financeiro à reforma, mas que o governo pode voltar a propor o tema no futuro.

 

Em relação às mulheres, o relator reduziu, na PEC, de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição para se aposentarem. E manteve a proposta original de 20 anos para os homens.

 

O relator argumenta que o afastamento do mercado de trabalho para cuidar dos filhos prejudica as mulheres e, por isso, é necessário o tratamento diferenciado.

 

O deputado Samuel Moreira ainda reduziu a idade mínima para professoras mulheres se aposentarem, de 60 para 57 anos. O líder da oposição, Alessandro Mollon (PSB-RJ), comemorou as mudanças.

 

O relator incluiu mais uma regra de transição porque, segundo ele, alguns trabalhadores próximos da aposentadoria teriam que contribuir por mais 8 ou 10 anos.

 

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) ainda critica as regras de transição e os cálculos para determinar o valor dos benefícios.

 

O texto aumenta de um salário-mínimo para cerca de R$ 1.400 o valor máximo para o trabalhador ter acesso ao abono salarial. Atualmente, recebem o abono os trabalhadores com até dois salários mínimos.

 

O parecer ainda retirou os servidores de estados e municípios da reforma, contrariando uma reivindicação da maioria dos governadores.

 

A discussão em torno do substitutivo do relator começa na próxima semana e os partidos poderão apresentar destaques para alterar o texto.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo