Senado aprova PEC que altera tramitação de medidas provisórias; texto segue para promulgação

Senado

Publicado em 13/06/2019 - 08:59 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O plenário do Senado aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a tramitação de medidas provisórias (MPs) no Congresso Nacional. O texto, como já havia sido aprovado na Câmara, segue agora para promulgação.


O projeto surgiu a partir da crítica de senadores que reclamavam que as medidas provisórias chegavam na Casa em cima do prazo de vencimento, não dando tempo para eles analisarem e alterarem a proposta com calma.

 

Recentemente, a medida provisória que alterava o Código Florestal, por exemplo, perdeu a validade porque os senadores decidiram não votar o texto que chegou 5 dias antes do vencimento.

 

As medidas provisórias são editadas pelo governo e têm força de lei assim que publicadas, mas precisam do aval do Congresso em até 120 dias.

 

Agora, pelas novas regras aprovadas na PEC, as medidas provisórias terão 40 dias para análise na comissão mista do Congresso, 40 dias para análise no plenário da Câmara, 30 dias para análise no Senado, e mais 10 dias para nova análise da Câmara, caso o Senado faça alterações no texto.

 

Se a Câmara passar 30 dias ou o Senado 20 dias sem pautar a MP, ela automaticamente passa a trancar as votações dos plenários, entrando em regime de urgência.

 

A PEC ainda proíbe a inclusão dos chamados "jabutis” nas MPs, que são temas que não têm nada a ver com o assunto original da medida provisória.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo