Comissão especial da Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência Social

Câmara dos Deputados

Publicado em 04/07/2019 - 14:57 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Após 2 meses e 9 dias, a comissão especial da reforma da Previdência aprovou, nesta quinta-feira (4), o texto-base do relator Samuel Moreira. Foram 36 votos a favor do texto, contra 13 contrários.

 

O processo de análise começou há duas semanas com a discussão do texto. Foram quatro sessões de debates e mais de 30 horas de falas. Antes, foram realizadas 11 audiências públicas sobre o tema.

 

Nessa quarta-feira (3), foi apresentada a terceira versão do parecer do relator.

 

Além da leitura do relatório, os deputados analisaram cinco requerimentos apresentados pela oposição. A sessão se arrastou por seis horas e terminou na madrugada do dia seguinte, com todos os pedidos de adiamento de votação sendo derrubados. A oposição, minoritária, não poderia mais atrasar a aprovação do texto.

 

Durante as manifestações dos partidos, o líder do PSB, deputado Tadeu Alencar, de Pernambuco, criticou o ajuste feito nas aposentadorias.

 

Além do PSB, também votaram contra a reforma o PT, PDT, PCdoB e PSOL. Todos da oposição. Os demais 20 partidos da Câmara votaram a favor do parecer do relator. Desde o PSL, legenda do presidente da República, passando pelos partidos ditos de centro, como PP, PL, MDB, PSD, até os tradicionais DEM e PSDB.

 

O líder do PRB, deputado Lafayette de Andrada, lembrou que a Previdência Social acumula prejuízos a cada mês.

 

O governo federal argumenta que a reforma seria necessária para reduzir os prejuízos nas contas públicas. Segundo cálculos do Executivo, em 2018 o déficit com a Previdência dos trabalhadores do setor público, privado e dos militares somou R$ 246 bilhões.

 

Com a reforma, espera-se economizar cerca de R$ 1 trilhão, nos próximos dez anos.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo