Deputados se concentram nos destaques que alteram PEC da Previdência; Maia quer concluir até sábado

PEC da Previdência

Publicado em 11/07/2019 - 19:55 Por Kariane Costa - Brasília

A Câmara dos Deputados retomou a análise do texto da reforma da Previdência.

 

Nesta quinta, os parlamentares analisam os chamados destaques, que são propostas de mudanças no texto principal.

 

Houve atraso para o início da sessão porque os líderes ainda ajustavam com cada uma das bancadas qual destaque a legenda vai apoiar. Lembrando que, nessa quarta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, suspendeu de uma hora pra outra a sessão após notar que havia uma desorganização e os deputados estavam confusos em como votar em cada destaque.

 

Há acordo com o governo e líderes do partido do centro para aprovação de duas alterações, a que traz uma regra mais amena para agentes de segurança e outra que melhora o cálculo para aposentadoria das mulheres. Mas partidos de oposição também articulam colocar no bolo regras especiais para professores.

 

Rodrigo Maia, disse que, apesar de a emenda ter sido rejeita nessa quarta, outra proposta que está na mesa poderia recuperar os recursos perdidos com o destaque dos professores. A líder do governo no Congresso, Joice Hasselman, lembrou que o governo vai trabalhar apenas para aprovar os destaques referentes ao cálculo do benefício das mulheres e aos policiais.

 

A oposição promete também conquistar votos para manter a pensão por morte com 100% do benefício. O PDT anunciou que vai abrir um processo na comissão de ética da legenda para punir os deputados que votaram a favor da PEC da Previdência, já que o partido havia fechado questão contra o texto.

 

Já o PSB informou que marcou reunião do conselho de ética da legenda para semana que vem para discutir sobre deputados dissidentes. E o presidente da Câmara avisou que quer terminar logo a votação dos destaques para votar a proposta em segundo turno até sábado e concluir a tramitação da reforma na Câmara.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: confira como estão as medidas restritivas em alguns estados

Bahia, Ceará e São Paulo decidiram manter as restrições para atividades não essenciais. Já o Maranhão, começou a liberar algumas atividades. E, em Minas Gerais, o pedido foi para que a população evite aglomerações no Dia das Mães. 

Baixar arquivo
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo