Deputados se concentram nos destaques que alteram PEC da Previdência; Maia quer concluir até sábado

PEC da Previdência

Publicado em 11/07/2019 - 19:55 Por Kariane Costa - Brasília

A Câmara dos Deputados retomou a análise do texto da reforma da Previdência.

 

Nesta quinta, os parlamentares analisam os chamados destaques, que são propostas de mudanças no texto principal.

 

Houve atraso para o início da sessão porque os líderes ainda ajustavam com cada uma das bancadas qual destaque a legenda vai apoiar. Lembrando que, nessa quarta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, suspendeu de uma hora pra outra a sessão após notar que havia uma desorganização e os deputados estavam confusos em como votar em cada destaque.

 

Há acordo com o governo e líderes do partido do centro para aprovação de duas alterações, a que traz uma regra mais amena para agentes de segurança e outra que melhora o cálculo para aposentadoria das mulheres. Mas partidos de oposição também articulam colocar no bolo regras especiais para professores.

 

Rodrigo Maia, disse que, apesar de a emenda ter sido rejeita nessa quarta, outra proposta que está na mesa poderia recuperar os recursos perdidos com o destaque dos professores. A líder do governo no Congresso, Joice Hasselman, lembrou que o governo vai trabalhar apenas para aprovar os destaques referentes ao cálculo do benefício das mulheres e aos policiais.

 

A oposição promete também conquistar votos para manter a pensão por morte com 100% do benefício. O PDT anunciou que vai abrir um processo na comissão de ética da legenda para punir os deputados que votaram a favor da PEC da Previdência, já que o partido havia fechado questão contra o texto.

 

Já o PSB informou que marcou reunião do conselho de ética da legenda para semana que vem para discutir sobre deputados dissidentes. E o presidente da Câmara avisou que quer terminar logo a votação dos destaques para votar a proposta em segundo turno até sábado e concluir a tramitação da reforma na Câmara.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo