Governo reduz número de integrantes do Conselho de Políticas sobre Drogas

Publicado em 23/07/2019 - 05:16 Por Kariane Costa - Brasília

O número de conselheiros do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), foi reduzido de 31 para 14 pelo presidente Jair Bolsonaro.


A decisão está no decreto publicado publicado nessa segunda-feira (22), no Diário Oficial da União.

 

Antes, o Conad era composto por representantes de quatro áreas: governo federal; conselhos estaduais antidrogas; ONGs, instituições e entidades da sociedade civil e especialistas indicados pelo presidente do conselho.

 

Com a nova composição, estão fora do conselho os representantes profissionais de oito entidades, entre elas a OAB; os conselhos Federal de Medicina, de Psicologia, do Serviço Social, Enfermagem e Educação, e também a UNE, União Nacional dos Estudantes,  e a SBPC -  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

 

Também foram extintas as vagas destinadas aos profissionais ou especialistas na questão das drogas, indicados pelo presidente do Conad nas áreas de imprensa, antropologia e  meio artístico de projeção nacional. Foram excluídas ainda as organizações do terceiro setor que atuam no combate às drogas.

 

O presidente Jair Bolsonaro justificou o enxugamento dos conselhos. Ele disse que a medida vai dar mais agilidade nas decisões desses colegiados. Bolsonaro também afirmou que muitos dos  integrantes do CONAD foram nomeados em governos anteriores com posições  divergentes quanto às  politica adotadas pelo atual governo.

 

O conselho vai continuar chefiado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, que terá a companhia do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e também de representantes dos Ministério da Defesa; Relações Exteriores, Economia; Educação; Saúde; Ministério da Mulheres e  do GSI - Gabinete de Segurança Institucional.

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo