PDT e PSB avaliam punir parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência

Dissidência partidária

Publicado em 17/07/2019 - 20:46 Por Kariane Costa - Brasília

Oito deputados federais do PDT que votaram a favor da reforma da Previdência, contrariando a orientação da legenda, foram suspensos.

 

A decisão foi da Executiva Nacional, da Comissão de Ética e dos presidentes dos Movimentos Sociais do partido.

 

Também foi instaurado processo disciplinar contra os deputados, que ficam suspensos até que o processo seja concluído, o que pode demorar até 60 dias.

 

Em março, o PDT fechou questão por unanimidade contra a reforma da Previdência apresentada pelo atual governo.

 

De acordo com o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, a decisão do Diretório Nacional é soberana e representa todas as instâncias partidárias. Ele explica o que significa na prática essa suspensão de dois meses.

 

Todos os deputados do PDT vão ter espaço de defesa. Depois, um relatório será encaminhado à Executiva Nacional da legenda, que, por sua vez, levará a questão ao pleno do Diretório Nacional.

 

Uma das deputadas suspensas e que foi alvo de críticas, foi Tábata Amaral. Ela informou, POR meio de sua assessoria, que não irá se pronunciar sobre o assunto.

 

À diferença do PDT, os PSB decidiu não suspender os parlamentares dissidentes.

 

Onze deputados federais do PSB vão responder processo no Conselho de Ética da legenda por terem votado a favor da reforma da Previdência.

 

Seis segmentos sociais organizados do partido apresentaram  representação contra os dissidentes.

 

O PSB fechou questão contra a reforma, e deputados que contrariaram a orientação do partido podem receber desde uma advertência até serem expulsos. Como explica o presidente da Comissão, Alexandre Navarro.

 

Os parlamentares já foram notificados e terão 10 dias para apresentar sua defesa.

 

Cada processo terá um relator que, ao final do trabalho, apresentará um parecer, pela punição ou não. A previsão é que todo processo seja concluído em agosto.

 

A decisão final, contudo, é tomada pelo Diretório Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo