Quem vai querer investir num país desse?, indaga Maia sobre intenção de Janot de matar Gilmar Mendes

Cogitou matar Gilmar Mendes

Publicado em 27/09/2019 - 19:23 Por Fabiana Sampaio - Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, comentou, em visita ao Rio, nesta sexta-feira (27), declarações feitas pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

 

Janot, disse em entrevista a jornalistas, na noite dessa quinta-feira (26), que chegou a ir armado com um revólver ao Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes.

 

Ao participar de uma reunião da comissão especial sobre o Projeto de Lei das Parcerias Público-Privadas, na Fundação Getúlio Vargas, Maia questionou quem iria querer investir num país com notícias como essas.

 

Segundo Janot, o episódio ocorreu em 2017, depois de ter pedido ao Supremo que considerasse Mendes suspeito para julgar um habeas corpus de Eike Batista. O argumento era que a esposa do ministro, Guiomar Mendes, trabalhava em um escritório de advocacia que prestava serviços ao empresário.

 

Em seguida, circulou na imprensa a informação de que a filha de Janot, Letícia Ladeira Monteiro de Barros, defendia a empreiteira OAS, envolvida na Lava Jato, em processos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

 

O ex-PGR atribuiu a divulgação da informação a Mendes e, por isso, cogitou matá-lo, segundo seu próprio relato.

 

Nesta sexta-feira, Gilmar Mendes divulgou nota em que se diz surpreso e recomendou que o ex-PGR “procure ajuda psiquiátrica”.

 

O ministro ainda lamentou que “por um bom tempo, uma parte do devido processo legal no país ficou refém de quem confessa ter impulsos homicidas”.

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo