STF retoma hoje julgamento de habeas corpus que pode afetar sentenças da Lava Jato

Lava Jato

Publicado em 26/09/2019 - 08:32 Por Victor Ribeiro - Brasilia

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira o julgamento de um habeas corpus que pode afetar sentenças judiciais - entre elas algumas tomadas a partir das investigações da operação Lava Jato. O ex-gerente de Empreendimentos da Petrobras, Márcio de Almeida Ferreira, pede para apresentar suas alegações finais somente após os delatores envolvidos no processo fazerem o mesmo.

 

O relator das ações penais da Lava Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, disse que, para a Justiça, o delator também é réu nos processos e, por isso, deve se manifestar junto com as defesas. E lembrou que a alteração da ordem de apresentação das alegações finais poderia ter sido feita pelo Congresso Nacional, na reforma processual de 2008 - o que não ocorreu.

 

O advogado de Márcio Ferreira, Marcos Vidigal, considera que o papel dos delatores é fornecer material para a acusação. Por isso, o alvo da ação penal deveria se pronunciar depois do delator, para exercer plenamente o direito à ampla defesa.

 

Se o Supremo conceder o habeas corpus, pode obrigar que diversas sentenças sejam anuladas e julgamentos refeitos.

 

No fim do mês passado, a Segunda Turma do Supremo decidiu, por 3 votos a 1, reabrir o prazo para as alegações finais do ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, pelo mesmo motivo.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo