Câmara deve analisar hoje se imposto deve ser recolhido no local da prestação do serviço

Tributação

Publicado em 01/10/2019 - 09:34 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Ao contratar um serviço, o imposto gerado pela transação fica no município e estado de origem da empresa fornecedora. Com isso, os municípios que concentram o setor empresarial, como os do Estado de São Paulo, têm uma arrecadação alta, em detrimento de municípios de outras regiões, onde não há sede de grandes empresas, mas há sim um mercado consumidor.

 

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer mudar essa equação para que o ISSQN, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, seja recolhido onde o serviço é prestado e não no local da sede da empresa.

 

A medida já está no plenário da Câmara e pode ser votada nesta terça-feira (1º). O projeto do deputado Herculano Passos, do MDB de São Paulo, fixa regras unificadas para setores específicos, como planos de saúde e administradoras de cartão de crédito.

 

O projeto prevê uma transição gradual para evitar a perda súbita de arrecadação dos municípios mais favorecidos com a atual regra.

 

A Câmara dos Deputados ainda quer votar outro projeto que pode gerar receita para os estados. É o que regulamenta a securitização das dívidas. Com a medida, os estados podem vender créditos e antecipar receitas que estão previstas. 

 

Também está na pauta o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que flexibiliza o porte de armas e regulamenta regras para atiradores esportivos e caçadores.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo