CCJ analisa votação do relatório de Tasso Jereissati

Reforma da Previdência

Publicado em 01/10/2019 - 12:36 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

 Comissão de Constituição e Justiça se reúne para votar o relatório do senador Tasso Jereissati sobre a Reforma da Previdência. Nesse relatório, das 77 emendas apresentadas apenas uma supressiva foi acatada.

 

É a que trata do acesso à aposentadoria integral de quem recebe vantagens variáveis vinculadas a desempenho no serviço público. O senador também corrigiu a redação do trecho que inclui os informais entre os trabalhadores de baixa renda que terão acesso ao sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas mais favoráveis.

 

Já entre as emendas rejeitadas estão mudanças que beneficiariam servidores públicos, mudança no sistema de pensões, idade mínima e regra de transição, por exemplo. O entendimento foi o de que não foram identificados novos temas em relação ao que já havia sido tratado.

 


Apesar do entediamento de Tasso Jeiressati , senadores de oposição já adiantaram que vão tentar aprovar destaques ao texto durante a discussão no Plenário. Um desses pontos são as restrições ao abono salarial, benefício pago a quem ganha menos de dois salários mínimos, hoje R$ 1.996, e tem pelo menos cinco anos de cadastro no PIS/Pasep.

 

O texto da reforma assegura o direito apenas a quem tiver renda mensal igual ou menor que R$1.364,43. O líder do governo, senador Fernando Bezerra disse que está é otimista com a aprovação do parecer na CCJ. Estima ter 19 dos 27 votos para aprovar o texto na Comissão.

 

Depois disso, o texto vai para plenário, o que deve ocorrer ainda hoje, para votação em primeiro turno. E para o plenário, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que está otimista. Espera entre 60 e 63 votos para aprovar em primeiro turno, número acima dos 49 que são necessários para se aprovar uma PEC.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo