Câmara aprova MP que altera regras de saque do FGTS

Plenário

Publicado em 07/11/2019 - 10:01 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

O plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, dia 6, a Medida Provisória que mudou as regras de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

O texto segue para votação no plenário do Senado. A MP precisa ser analisada pelo Congresso até o próximo dia 20 para virar lei.

 

A MP cria a modalidade de saque-aniversário, permitindo ao trabalhador utilizar parte do dinheiro depositado no fundo todos os anos, independente de ter sido demitido ou de utilizar os recursos no financiamento de imóveis.

 

O texto aprovado, de autoria do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), modificou o valor do saque único de R$ 500 para R$ 998.

 

Outra alteração é a utilização dos recursos do FGTS, caso seja aprovado pelo Conselho Curador do fundo, em fundos de investimento, mercado de capitais e títulos públicos e privados, sendo proibida a participação do FGTS como único cotista.

 

Os deputados também mantiveram no texto o fim da multa adicional de 10% do FGTS no caso de demissão sem justa causa.

 

Outras alterações aprovadas na Câmara foram: a permissão do saque dos recursos a trabalhadores e dependentes com doenças raras, a proibição da cobrança de tarifas para movimentações dos recursos das contas do FGTS na Caixa para outros bancos e ainda autorização do uso de recursos depositados na conta do FGTS em financiamentos fora do Sistema Financeiro de Habitação, com mudança nos limites.

 

* Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo