Militares embarcam no Rio de Janeiro rumo à Roraima para integrar Operação Acolhida

Venezuelanos

Publicado em 19/11/2019 - 11:22 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Aproximadamente 70 militares da área do Comando Militar do Leste embarcam do Rio de Janeiro para Roraima nesta quarta-feira (20), para contribuir com a Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida.

 

Este é o primeiro grupo de oito que serão transportados pela Força Aérea Brasileira para formar o Sétimo Contingente da Operação no Norte do país.

 

Os cerca de 600 integrantes do Exército passaram por duas semanas intensivas de preparação para atuarem na operação humanitária que acolhe e interioriza refugiados venezuelanos na área de fronteira do estado de Roraima e na cidade de Manaus.

 

Esse processo de interiorização permite que essas pessoas possam viver em outros estados brasileiros, com o apoio do governo federal. 

 

Os integrantes do Exército irão atuar em conjunto com militares da Marinha e da Força Aérea Brasileira, com integrantes de Ministérios do Governo Federal, do ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados , de Organizações Não Governamentais, além de agências civis, secretarias estaduais e municipais, entre outros, sob coordenação do Ministério da Defesa.

 

A Operação Acolhida começou no dia 21 de março de 2018, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, fronteira com a Venezuela, com o objetivo de receber imigrantes em situação de vulnerabilidade, provocada pela crise humanitária, naquele país. Até o momento, foram acolhidos mais de 14 mil refugiados em abrigos.

 

Só na capital de Roraima foram instalados 11 abrigos com capacidade para seis mil pessoas.

 

Recentemente, Manaus também recebeu um posto de triagem para facilitar a interiorização dos refugiados para outras cidades brasileiras.

Últimas notícias
Economia

Inflação medida pelo IGP-DI tem ligeira desaceleração, diz FGV

O IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou inflação de 0,62% em junho, percentual inferior ao apurado em maio, quando fechou em 0,69%.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pode ser reconhecido com produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo