PEC Paralela da reforma da Previdência deve chegar à Câmara nos próximos dias

Reforma da Previdência

Publicado em 20/11/2019 - 11:42 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Deve chegar à Câmara para análise dos deputados, nos próximos dias, a chamada PEC Paralela. É que o texto foi aprovado nessa terça-feira (19), no Senado, por 53 votos a 7.

 

A PEC Paralela inclui estados e municípios na Reforma da Previdência, que agora poderão adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio de Previdência Social da União por meio de lei ordinária. A economia prevista é de R$ 350 bilhões em 10 anos.

 

O primeiro turno já havia sido aprovado no início do mês, mas ainda faltavam os destaques, justamente o que foi aprovado ontem.

 

Essa proposta veio a partir do relator da Reforma da Previdência, o senador Tasso Jereissati, como uma forma de fazer alterações na Reforma sem que o texto original tivesse de voltar para análise da Câmara. Com isso, o texto original foi mantido, aprovado pelas duas casas e, inclusive, já promulgado pelo Congresso, e essa parte virou a chamada PEC paralela, que segue para a Câmara.

 

No texto, o relator incluiu uma transição no cálculo da aposentadoria por um período de cinco anos. Ficou assim: o cálculo começa considerando a média de 80% dos maiores salários já recebidos pelo trabalhador; em 2022, sobe para 90% e, em 2025, será feito um cálculo em cima de todo o período contributivo, incluindo também os salários mais baixos já recebidos por ele.

 

Está previsto, ainda, que estados, Distrito Federal e municípios vão poder “delegar à União a competência legislativa” para definir os critérios de aposentadoria dos servidores locais — como tempo de contribuição e a idade mínima. Essa delegação pode ser revogada “a qualquer tempo”, por meio de lei de iniciativa de governadores ou prefeitos.

 

 

* Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo