Presidentes da Câmara e do Senado discordam sobre nova Constituinte

Prisão após segunda instância

Publicado em 12/11/2019 - 22:16 Por Victor Ribeiro - Brasília

Em meio ao debate sobre a possibilidade de prender réus antes da conclusão do processo judicial, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado concordam que o assunto deve ser discutido. Mas discordam sobre os encaminhamentos.


Ao chegar ao Senado, nesta terça-feira, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, sugeriu que as lideranças de bancadas pensassem na possibilidade de uma Assembleia Nacional Constituinte para escrever uma nova Constituição Federal. Em seguida, a assessoria dele disse que não passava de uma ironia. Depois, Alcolumbre confirmou que falava sério e reiterou a proposta.


“Há uma divergência enorme, e essa matéria lá na frente pode ser judicializada de novo. Em relação a propor uma nova Constituinte, eu acho que há muitos anos volta e meia o debate da Constituinte vem à tona no Congresso Nacional. Então se há novamente esse impasse, quero trazer o debate da nova Constituinte para esse momento importante da história nacional”.


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro, discordou da ideia de reescrever a Constituição.


“O Brasil tem uma Constituição que é jovem ainda, não é o melhor caminho. Uma mudança constitucional pode ser instrumento inclusive de restrições de liberdades. Então temos uma Constituição que tem coisas boas, coisas que precisam ser modificadas e outras preservadas. Agora uma nova Constituição é uma sinalização ruim, vai gerar insegurança grande se esse assunto prosperar nos próximos dias. Mas respeito a posição do presidente Davi”.


Ainda sobre a PEC da prisão após a segunda instância, Rodrigo Maia disse esperar que os deputados não descaracterizem uma cláusula pétrea e defendeu que a Justiça seja mais rápida.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo