Câmara do DF aprova R$ 1,6 mil por mês para deslocamento de procuradores sem prestação de contas

Sem prestação de contas

Publicado em 13/12/2019 - 16:21 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Na última sessão do ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou uma indenização para procuradores do DF fazerem deslocamentos sem necessidade de comprovação. O valor mensal chega a R$ 1,6 mil.


Os deputados Chico Vigilante, do PT, e Júlia Lucy, do Novo, apresentaram uma emenda para obrigar a necessidade de prestação de contas. Mas a medida foi rejeitada por 15 votos contrários e apenas seis a favor. Para a deputada Júlia Lucy, a medida é uma espécie de aumento salarial.


“Eles podem não se deslocar, fazerem o trabalho de qualquer lugar e mesmo assim vão receber. Não há orçamento que dê. Não adianta a gente ficar aqui brigando para ter reajuste de categorias, nomear servidores enquanto a gente não tiver um pente fino nas nossas contas. A gente está dando um aumento disfarçado de verba indenizatória, que vai ser concedido sem nenhum tipo de prestação de contas”.


O deputado Agaciel Maia, do PL, defendeu a indenização para o deslocamento dos procuradores do DF.


“Reduzir a carreira de procurador a essas questões de transporte é não conhecer o que é e o que representa um procurador. O procurador, se sair do GDF e for fazer uma defesa no Supremo Tribunal Federal, ele vai pedir a quem no Supremo para atestar que ele foi lá? Querer apequenar a discussão num projeto que aperfeiçoa e valoriza quem precisa ser valorizado... é muito pouco”.


Os deputados aprovaram ainda, em outra matéria, de autoria do Executivo, o aumento de 10% para 20% do percentual de adicional de periculosidade da carreira de execução penal, que inclui agentes penitenciários.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo