Bolsonaro estuda recriar Ministério da Segurança Pública, mas diz que Moro deve ser contra

Ministério da Segurança Pública

Publicado em 23/01/2020 - 15:49 Por Sayonara Moreno - Brasília

Ainda sem confirmar se aceita o convite do Presidente Jair Bolsonaro para comandar a Secretaria Especial da Cultura, a atriz Regina Duarte passou esta quinta-feira em Brasília, em reuniões da pasta para entender o funcionamento e a estrutura do setor. As definições a respeito do novo comando da Cultura só serão feitas mesmo após o retorno do presidente ao Brasil. Segundo ele. a possível nomeação da atriz deve sair na próxima semana.

 

“Tá cheia de vontade, eu tenho conversado com ela, dando dicas de como formar o perfil do seu secretariado. Acho que esse casamento vai dar o que falar. Não é agora, não. Talvez na volta a gente acerte. Ela merece quase que uma festa por ocasião da assinatura dela. Deve ser na volta. É uma pessoa muito especial”.


A declaração foi dada nesta quinta-feira, assim que Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada para a viagem de três dias à Índia. Enquanto não há nomeação para a Secretaria Especial da Cultura, assume temporariamente a secretária da Diversidade Cultural, Jane Silva, a convite da própria Regina Duarte e do ministro do Turismo, Álvaro Antônio, a quem a cultura está vinculada.


Jair Bolsonaro também voltou a falar, nesta quinta-feira, a respeito da possível criação do Ministério da Segurança Pública, que atualmente faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Sérgio Moro. O Presidente acredita na possibilidade de Moro ser contra o desmembramento, mas disse que estuda o pedido de secretários de segurança pública de todo o país.


“Ontem eles pediram para mim a possibilidade de recriar o Ministério da Segurança. Isso é estudado, se fala com Moro. Lógico que o Moro deve ser contra, né. Mas é estudado com os demais ministros. Rodrigo Maia é favorável, também, à criação da Segurança. Acredito que a Comissão de Segurança Pública também seja favorável. Temos que ver como se comporta esses setores da sociedade para poder melhor decidir. Se for criado, ele fica na Justiça”.


Nessa quarta-feira, Bolsonaro recebeu secretários de segurança pública de vários estados em uma audiência no Palácio do Planalto. Durante o encontro, os cerca de vinte secretários pediram, também, mais investimento para o setor da segurança.

 

Na Índia, o presidente participa da cerimônia em comemoração ao Dia da República e de encontros com autoridades indianas, a exemplo do primeiro ministro indiano Narendra Modi. A expectativa, segundo Bolsonaro, é positiva.


“Se deus quiser traremos bons frutos para o Brasil. Tereza Christina está lá, outros ministros também estão lá. Outras coisas trataremos agora, serei melhor informado por ocasião do deslocamento. O grande interesse nosso é que eles usem mais etanol no combustível deles, daí, entre a lei da oferta e da procura, eles produzem menos açúcar, e ajuda a equilibrar o mercado”.


O retorno do presidente ao Brasil está previsto para a próxima terça-feira, dia 28.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo