Comissão mista da reforma tributária é instalada no Congresso

Congresso Nacional

Publicado em 19/02/2020 - 21:40 Por Kariane Costa - Brasília

Com atraso de quase dois meses, foi instalada nesta quarta-feira, pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, a Comissão Mista Especial que vai para analisar a reforma tributária.


Mas o colegiado começa a trabalhar depois do Carnaval, e a primeira reunião está marcada para 3 de março. A comissão é formada por 50 parlamentares - 25 deputados e 25 senadores - e o mesmo número de suplentes.


O senador Roberto Rocha, do PSDB, presidente da Comissão, disse que o colegiado vai produzir um texto comum em 45 dias, que será submetido à avaliação da Câmara dos Deputados. Uma vez aprovado, deverá ser enviado ao Senado.


“É um prazo razoável, proque a Câmara, através do relator, deputado Aguinaldo [Ribeiro], tem um acúmulo muito grande de trabalho, e o Senado discute a PEC 110, de autoria do presidente Davi, relatada por mim. Também temos um acúmulo muito grande, de modo que temos duas propostas que têm o mesmo chassi, só muda a carroceria. É uma tarefa difícil, mas simples, porque entendemos que é necessária essa reforma - e o quanto antes”.


A expectativa é que o relatório da Comissão Mista, que também vai receber sugestões do governo, comece a tramitar em abril, e siga o rito obrigatório das Propostas de Emenda à Constituição na Câmara dos Deputados.


Passa primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça, que avalia a admissibilidade do texto; depois é submetida a uma nova comissão especial formada apenas por deputados, que analisa o mérito da matéria; e a última etapa é o plenário da Câmara, onde será submetida ao voto dos 513 deputados.


Considerada prioridade para o governo e também para o Congresso, a reforma tributária põe em discussão a substituição de vários tributos que incidem sobre bens e serviços por um imposto único.


Tanto Rodrigo Maia, presidente da Câmara, como Davi Alcolumbre, que preside o Senado e o Congresso Nacional, garantem que não haverá aumento de carga tributária nesta reforma, mas a simplificação e a reorganização dos impostos e tributos no Brasil.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo