Projeto de Lei sobre a contenção do coronavírus no Brasil é aprovado no Senado

Senado

Publicado em 05/02/2020 - 22:13 Por Kariane Costa - Brasília

Com a pauta livre, os senadores aprovaram, nesta quarta-feira, em uma sessão bem rápida, o Projeto de Lei que trata especificamente da contenção do coronavírus no país.


Enviado pelo governo na segunda-feira ao Congresso, e já aprovado pela Câmara, a proposta agora vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro.


Os senadores não fizeram nenhuma mudança no texto, evitando, assim, que ele retornasse para análise dos deputados. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanhou a votação de dentro do plenário do Senado.


Ao sair, reafirmou que na próxima semana vai enviar um Projeto de Lei para criar um novo marco sanitário no Brasil, que possa ser usado no futuro em qualquer emergência sanitária.


“Levar muita coisa que está em tratado internacional, código sanitário, levar para o formato de lei, onde você anularia o que tem para trás e faria um marco legal atemporal, e que não fosse para essa ou aquela doença, que fosse uma coisa definitiva”.


O Projeto de Lei aprovado pelos senadores cria regras de emergência sanitária exclusivas para o coronavírus e trata sobre a repatriação dos brasileiros que estão em regime de quarentena em Wuhan, na China.


O texto prevê, entre outros itens, o isolamento para portadores do vírus ou quarentena para os que tiverem suspeitas de contaminação.


As pessoas que permanecerem isoladas terão tratamento gratuito e o direito de receber informações com frequência sobre o próprio estado de saúde.


O projeto também prevê o fechamento de fronteiras, portos e aeroportos para entrada e saída do país, e a concessão de autorização excepcional e temporária para a entrada de medicamentos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, caso isso seja necessário.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo