Bolsonaro diz que pode editar decreto para reativar atividades econômicas em todo o país

Bolsonaro

Publicado em 03/04/2020 - 11:58 Por Dayana Vítor - Brasília

O governo federal poderá editar um decreto para reativar as atividades econômicas essenciais no país caso os estados não retomem, de forma gradual, a abertura desse setor da economia.

 

A afirmação foi feita nessa quinta-feira (2) pelo do presidente Jair Bolsonaro durante entrevista a uma emissora de rádio paulista, transmitida ao vivo em uma live do próprio presidente nas redes sociais.

 

O chefe do Executivo justificou, com números, porque defende o isolamento apenas vertical, de idosos e doentes crônicos.

 

Segundo Bolsonaro, 90% das mortes decorrentes da Covid-19 no Brasil são de pessoas acima de 60 anos.

 

Outro dado apresentado pelo presidente indica que os 3,3% dos contaminados pelo novo coronavírus entre 30 a 39, e que morreram, tinham doenças pré-existentes.

 

Como exemplo de recuperação da Covid-19, ele utilizou os membros do governo que estiveram com ele na viagem aos Estados Unidos, em março deste ano.

 

Bolsonaro ainda lembrou que o governo vai investir R$ 600 bilhões para reverter a crise gerada do pandemia da Covid-19. Ele citou as quatro medidas provisórias assinadas nessa quinta-feira  para ajudar o Sistema Único de Saúde (SUS), os trabalhadores formais, informais, estados e municípios.

 

Durante a entrevista, o presidente argumentou que não quer o caos, que está abastecendo o Brasil para lidar com os casos mais graves da Covid-19. Citou, ainda, que cidades como Eldorado Paulista, onde ele nasceu, não deveriam fechar, já que não há nenhum caso da nova doença, pois leva lojas à falência. Bolsonaro afirmou que a quarentena poderá levar a consequências terríveis a médio prazo.

 

 

*Atualizada às 17h25 para correção de informações.

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo