Câmara aprova ajuda a estados e municípios diante da pandemia do novo coronavírus

Estados e municípios

Publicado em 13/04/2020 - 23:29 Por Renata Martins - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou proposta para ajudar estados, Distrito Federal e municípios a enfrentar a queda de arrecadação devido a crise instalada em decorrência do novo coronavírus.

 

Quinhentos e um deputados participaram da sessão virtual. Por 431 votos a favor e 70 contra, os parlamentares aprovaram o substitutivo dorelator Pedro Paulo, do DEM, do Rio de Janeiro.

 

O texto aprovado cria um tipo de “seguro receita”, que garante a estados e municípios recurso igual ao que foi arrecadado de ICMS e ISS em 2019. A diferença entre o arrecado este ano em relação ao mesmo mês do ano passado, será complementado pela União, durante seis meses.

 

A compensação é referente aos meses de abril a setembro. O pagamento feito pela união começa a ser repassado em maio.

 

A projeção é que o impacto financeiro sofrido pelas gestões municipais e estaduais, de queda de 30% na arrecadação nos três primeiros meses, seja de cerca de R$ 80 milhões.

 

O líder do governo Deputado Vitor Hugo, de PSL de Goiás, orientou a bancada contra a proposta. Ele justificou que o executivo federal que ajudar os entes federativos, mas “seguro receita” não seria a melhor forma. Segundo ele, prefeitos que adotaram medidas mais duras de isolamento seriam beneficiados.

 

Em coletiva, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, defendeu a ajuda financeira e disse ser urgente sua implementação.

 

O projeto também autoriza a Caixa Econômica e o BNDES a renegociarem as dívidas de estados e municípios.

 

O texto aprovado pela Câmara substitui a proposta elaborada pelo secretário do Tesouro Nacional. O Plano Mansueto, como ficou conhecido estipulava normas para refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União.

 

O substitutivo do Projeto de Lei Complementar nº 149 segue, agora, para o Senado Federal. 

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo