Congresso aprova expansão do auxílio de R$ 600, e proposta vai à sanção presidencial

Vai à sanção presidencial

Publicado em 22/04/2020 - 21:52 Por Kariane Costa - Brasília

O Congresso Nacional aprovou a ampliação da lista de trabalhadores que podem ter direito ao auxílio de R$ 600 em razão da pandemia do novo coronavírus. Em votação nesta quarta-feira, o Senado deu o aval ao projeto modificado pela Câmara, e excluiu ainda exigência de CPF para pedir o benefício, e também a exigência de limite máximo de renda familiar.


A lista detalha quem deve receber a ajuda do governo neste momento de crise. São mais de 100 categorias, como pescadores artesanais, agricultores, manicures, taxistas e motoristas de aplicativos, catadores de reciclável, garçons, ambulantes e também os profissionais intermitentes.


O governo vai publicar novas orientações para essas categorias. Aqueles que já foram contemplados na primeira fase não recebem um novo auxílio.


A matéria segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Só assim o auxílio emergencial começa a valer para estes trabalhadores.


O autor do projeto, Senador Randolfe Rodrigues, disse esperar que sanção ocorra o mais rápido possível.


Mães adolescentes foram incluídas. Isso porque o projeto original prevê como requisito o pagamento apenas para pessoas com mais de 18 anos.


Também foi acrescentado o caso de homens que são chefes de família e criam os filhos sozinhos. Eles vão poder receber duas cotas do auxilio, assim como as mães solo, que foram contempladas no texto já sancionado.

Últimas notícias
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo