Eleições 2020: prazos do TSE terminam nesta sexta e sábado

Eleições 2020

Publicado em 03/04/2020 - 07:35 Por Dayana Vítor - Brasília

 

A pandemia do coronavírus alterou o modo do brasileiro estudar, trabalhar e se divertir, mas os prazos do calendário eleitoral do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, deste ano estão mantidos. É bom lembrar que as eleições municipais estão marcadas para os dias 4 e 25 de outubro. Até lá, os candidatos precisam seguir algumas regras para concorrer ao pleito.

 

Esta sexta-feira (3) é o último dia para que os vereadores que vão concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito possam mudar de partido, sem perder o mandato que ocupam. Eles tiveram um mês para fazer essa troca que começou em 5 de março.

 

Sábado (4), quando faltarão seis meses para o primeiro turno das eleições, será o último dia para que novas legendas, que desejem participar do pleito deste ano, sejam registradas no TSE.  Nesse mesmo dia, termina o prazo para os partidos políticos aprovarem a filiação de seus candidatos. E esses deverão obrigatoriamente ter domicílio eleitoral no local onde desejam concorrer às eleições.

 

Possivelmente, o partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar - o Aliança pelo Brasil - não terá nenhum candidato concorrendo em outubro. Isso porque são necessárias 500 mil assinaturas reconhecidas em cartório, número ainda não alcançado. Por isso, ainda não há filiados oficiais. O anúncio do partido ocorreu no dia 12 de novembro de 2019, quando Bolsonaro saiu do PSL, o Partido Social Liberal.

 

Voltando aos prazos da eleição deste ano, termina também no sábado, dia 4, o prazo para que o presidente da República, governadores e prefeitos renunciem aos respectivos mandatos para tentarem outros cargos nas eleições municipais deste ano.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo