Academias e salões de beleza continuam fechados em estados que vetaram funcionamento

Decretos locais

Publicado em 12/05/2020 - 15:02 Por Dayana Vítor - Brasília

Academias de ginástica, barbearias e salões de beleza foram incluídos na lista de serviços essenciais pelo governo federal. A medida permite que essas atividades reabram em todo o Brasil, agora durante a pandemia da Covid-19.

 

Mas é bom lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os governadores também podem determinar quais serviços podem continuar abertos e fechados em seus estados para evitar a propagação do novo coronavírus. Nós fomos às ruas para saber se os estabelecimentos de saúde e beleza voltaram a funcionar. Também ouvimos um jurista sobre o assunto.

 

Aqui na capital do país, não encontramos quase nenhum dos serviços de saúde e beleza de portas abertas. Descobrimos que alguns atendem com hora marcada, mas de forma escondida e sem aglomeração, é o caso de um salão de beleza a 30 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

 

No nosso giro, não localizamos nenhuma academia aberta. Uma gerente garantiu à Rádio Nacional que a unidade que ela administra só vai reabrir quando autorizada pelo governo do Distrito Federal.

 

O governador do DF, Ibaneis Rocha; do Pará, Hélder Barbalho; do Ceará, Camilo Santana; de Pernambuco, Paulo Câmara; e da Bahia, Rui Costa, são alguns dos que já se manifestaram contrários à reabertura dos serviços de saúde e beleza.

 

Já os chefes do Executivo de Minas Gerais, Romeu Zema, do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Rondônia, Marcos Rocha, estão entre os que ainda não se posicionaram. 

 

O conselheiro titular da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Gustavo Henrique Freire, entende que apesar das competências concorrentes da União e Estados para legislar sobre o assunto, os decretos locais devem prevalecer sobre o editado pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Nas últimas semanas, o governo federal editou alguns decretos ampliando a lista de atividades essenciais. Entre os serviços considerados imprescindíveis pela União estão construção civil e fornecimento de combustíveis e de imprensa.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo