AGU entrega exames de Bolsonaro ao Supremo; presidente testou negativo para o coronavírus

Negativo para o coronavírus

Publicado em 13/05/2020 - 00:53 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Advocacia-Geral da União entregou ao Supremo Tribunal Federal os exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para testar o contágio pelo novo coronavírus. De acordo com a AGU, os laudos apresentados na noite dessa terça-feira confirmam que o presidente testou negativo para Covid-19.


A entrega dos exames foi feita ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, sorteado para ser relator do pedido do jornal O Estado de São Paulo para ter acesso aos testes. O Estadão considera que a divulgação desses documentos é de interesse público. Os exames foram feitos depois que Bolsonaro retornou de uma viagem oficial aos Estados Unidos. Pelo menos 23 integrantes da comitiva foram infectados.


A primeira instância foi favorável ao jornal e a AGU apresentou um relatório médico atestando que o presidente tinha bom estado de saúde. A segunda instância, o Tribunal Regional Federal da Terceira Região, não considerou o documento suficiente e manteve a necessidade de o governo apresentar os próprios exames.


A AGU recorreu ao Superior Tribunal de Justiça. Na sexta-feira passada, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, derrubou a decisão da segunda instância. Na decisão, escreveu que, independente de se tratar de um agente público ou pessoa comum, entende que todos têm direito à proteção da intimidade e da privacidade.


Depois, o Estadão protocolou uma reclamação no Supremo Tribunal Federal. Foi devido a essa ação que a Advocacia-Geral da União apresentou os exames.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo