AGU entrega vídeo de reunião de Bolsonaro com ministros citada por Sérgio Moro

Sobre mudanças na PF

Publicado em 09/05/2020 - 13:46 Por Gésio Passos - Brasília

A Advocacia Geral da União entregou, nessa sexta-feira (8), o vídeo da reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros realizada no dia 22 de abril no Palácio do Planalto.

 

O vídeo foi solicitado pelo inquérito, comandado pelo Procurador Geral da República Augusto Aras, que apura os fatos relatados pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que indicariam a tentativa de Bolsonaro interferir na Polícia Federal, mudando seu diretor-geral.

 

Após a demissão de Moro, Bolsonaro nega que tentou interferir na PF, e acusa o ex-ministro de crime federal por divulgar informações reservadas do governo para a imprensa.

 

O inquérito que investiga as declarações de Moro foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, após pedido de Augusto Aras, no dia 27 de abril, para investigar falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça e corrupção passiva.

 

O ex-ministro Moro já foi ouvido pela Polícia Federal sobre as denúncias. Celso de Mello também autorizou oitivas com outros ministros e outras autoridades.


A AGU entregou o vídeo com a totalidade da reunião, sem qualquer edição ou seleção. Durante a semana, o órgão havia pedido revogação da medida e depois o envio de apenas parte da gravação, pois na reunião foram tratados assuntos sensíveis e reservados de Estado. O Ministro do STF Celso de Mello, relator do inquérito, aplicou sigilo temporário ao material.

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo