Plenário da Câmara aprova texto-base de auxílio emergencial a estados e municípios

Plenário da Câmara

Publicado em 06/05/2020 - 08:13 Por Kariane Costa - Brasília

Após um dia de muito debate, o plenário da Câmara aprovou o projeto de Lei que prevê um auxilio emergencial a estados e municípios em razão da pandemia da Covid-19.

 

O texto destina 60 bilhões de reais aos entes federativos, suspende parcelas de dívidas com a união e autoriza a renegociação de empréstimos com bancos privados e organismos internacionais. No fim das contas a ajuda do governo federal chega a R$125 bilhões. 

 

Em contrapartida ficam congelados salários de servidores públicos até dezembro de 2021. Além de impedir reajustes, o texto proíbe a realização de concursos, a criação de cargos e a progressão salarial.

 

Mas  texto aprovado no Senado encontrou resistência entre os deputado, que modificaram a forma de divisão dos recursos entre estados e municípios. No final acabou prevalecendo a proposta do partido Novo, que determina a repartição do dinheiro com base no total de casos registrados, e não apenas o número dos infectados, como defendeu o líder da legenda, Paulo Ganime.

 

Com essa emenda, estados como São Paulo e Rio de Janeiro podem receber mais recursos que estados da região norte, por exemplo, que enfrentam mais dificuldade pela falta de recursos, o que provocou protesto dos parlamentares da bancada nortista.

 

Como deputados modificaram o texto, e a proposta volta para a  análise do Senado. E parece que os senadores não gostaram da mudança no texto. Pelo menos foi o que  indicou o presidente do Senado durante a sessão virtual dessa terça-feira (05).

 

Davi Alcolumbre adiantou que vai retomar o texto original assim que a matéria chegar na Casa.

 

No texto do Senado, o cálculo levava em conta a taxa populacional do estado e município e a incidência de  doentes pela Covid, publicado pelo Ministério da Saúde. Em outro ponto polêmico, a oposição até que tentou, mas não conseguiu barrar o congelamento de salários. Como defendeu a deputada do PCdoB, Alice Portugal.

 

No entanto, ficou garantido que servidores civis e militares envolvidos diretamente com ações de combate ao novo coronavírus estarão fora das regras que congelam os salários.

 

A emenda beneficia, entre outros, policiais legislativos, técnicos e peritos criminais, agentes socioeducativos, trabalhadores na limpeza urbana e os que atuam na assistência social.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo