Adiada para dia 30 votação do projeto de lei das fake news no Senado

Senado Federal

Publicado em 26/06/2020 - 11:20 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Após a pressão de parlamentares, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, adiou para próxima semana a votação do chamado projeto de lei das Fake News. O texto do relator da matéria, senador Angelo Coronel, do PSD baiano, só foi apresentado pouco mais de uma hora antes da votação, o que gerou crítica dos senadores.

 

Oito requerimentos para adiar o debate foram apresentados, mas todos foram rejeitados por Alcolumbre. Até que o presidente da Casa cedeu aos apelos e adiou a votação para próxima terça-feira (30) como pauta única do Senado.

 

O projeto institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e ainda forma um Conselho de Transparência e Responsabilidade da Internet para regulamentar o tema. Porém, o projeto de lei é alvo de críticas de entidades da sociedade civil ligadas aos direitos na internet, que enxergam no projeto ameaças à liberdade de expressão, à privacidade dos usuários e à inclusão digital. Por outro lado, os senadores favoráveis argumentam que é preciso combater os perfis controlados por robôs, como destacou o autor do projeto, senador Alessandro Viera, do Cidadania de Sergipe.

 

Já o senador da Rede do Amapá, Randolfe Rodrigues, considera que o projeto pode se voltar contra a liberdade de expressão. O projeto de lei em debate obriga as plataformas de redes socais a cadastrarem todos os usuários, inclusive os antigos, com documento de identidade e número de celular ativo. Se a operadora desabilitar o número, a conta deve ser suspensa. As redes também deverão impor limites ao número de contas vinculadas a um mesmo número, proibindo as contas robôs não identificadas.

 

O texto ainda determina o rastreamento da origem de mensagens encaminhadas, com identificação dos usuários, da data e hora dos envios e o número total dos que receberam a mensagem. Além disso, todos os conteúdos pagos terão que ser identificados como tal, inclusive com a informação do responsável pelo anúncio.

 

A proposta ainda estabelece novos crimes, como calúnia eleitoral, que seria a associação de mais de três pessoas para caluniar ou injuriar alguém com fins de propaganda eleitoral. E também cria o crime de manipulação de propaganda, com a divulgação do conteúdo considerado manipulado para degradar ou ridicularizar candidatos. O candidato que participar de atos assim pode, segundo o texto, ter o registro ou mandato cassados.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo