Barroso sugere criar data reserva das eleições 2020 para municípios com alta de Covid-19

Para municípios com alta de Covid-19

Publicado em 22/06/2020 - 21:01 Por Kariane Costa - Brasília

Nesta segunda-feira (22), em uma sessão virtual com os parlamentares, o  presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, sugeriu que os senadores autorizem a flexibilização da data da eleição.

 

Neste caso,  municípios que apresentem um alto índice de contaminação pelo novo coronavírus no dia do pleito teriam uma data reserva. Assim, se a incidência da doença ainda estiver muito alta, seria possível adiar o primeiro ou o segundo turno somente nesses locais.

 

No entanto, Barroso sustentou que prazos como o registro de candidatura e realização de convenção partidária devem ser mantidos.

 

Os parlamentares convidaram especialistas na área da saúde a trazer um ponto de vista na discussão. Para o infectologista David Uip, o Brasil ainda não atingiu o pico da Covid e o número de casos agora e nos próximos meses estará concentrado em cidades do interior do país. Ele argumentou ainda que adiar o pleito em dois meses pode salvar milhares de vidas.

 

Na avaliação do epidemiologista Paulo Lotufo, a situação da pandemia no Brasil e nos países da América em geral é pior que da Europa e Ásia.

 

Ele sugeriu que os parlamentares adotem medidas sanitárias e a ampliação do horário no dia da votação, até 8h da noite, como alternativas para amenizar o risco de aglomerações.

 

O doutor em virologia Átila Lamarino reforçou as recomendações dos colegas, e fez um alerta aos parlamentares: o número de subnotificações no país é alto. O especialista projeta em até dez vezes mais os impactos negativos da doença.

 

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) defendeu postergar ao máximo possível essa data, e disse estar preocupada com a questão da falta de cobertura digital no Brasil.

 

Houve também quem cobrou o adiamento do pleito para 2021. O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glaudemir Aroldi, se posicionou contrário à realização das eleições este ano.

 

Atualmente, as eleições estão marcadas para 4 de outubro e 25 de outubro.  O primeiro turno da eleição municipal em 15 de novembro é a data que tem mais apoio no Congresso.

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que traz novas regras para as eleições municipais será votada nesta terça-feira (23) no Senado. Para ser aprovada, precisa passar por uma votação em dois turnos e receber o apoio de pelo menos 3/5 (três quintos) dos parlamentares.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo