Câmara aprova texto base de MP que altera regras trabalhistas

Teletrabalho

Publicado em 17/06/2020 - 14:44 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o texto base que teve origem na Medida Provisória 927, no qual prevê, entre outras medidas, o teletrabalho, a antecipação de férias e feriados e a concessão de férias coletivas durante a pandemia da Covid-19. Foram 332 votos a favor e 132 contrários. O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado.

 

A MP ainda permite a criação de um banco de horas, a ser pago pelo empregado em até 18 meses após o fim do estado de calamidade pública. A Medida também estabelece que acordos individuais valem mais que acordos coletivos e leis, respeitando apenas as disposições constitucionais. O projeto sofreu resistência de todos os partidos da oposição, por considerarem que MP retira direitos dos trabalhadores, como destacou pela liderança do PCdoB, o deputado Daniel Almeida, da Bahia.

 

O texto, porém, teve apoio da maioria dos partidos. Pela liderança do DEM, o deputado Kim Kataguíri, de São Paulo, defendeu a medida. A Medida Provisória ainda adia o recolhimento do FGTS, pelos empregadores, dos meses de março, abril e maio. Esses valores devem ser pagos em até seis parcelas a partir de julho. O texto também retira, durante a pandemia, a obrigação de exames médicos ocupacionais, com exceção dos exames demissionais.

 

Entre outras mudanças, o projeto ainda permite a ampliação da jornada de trabalho de profissionais de saúde ou a suspensão de férias, desses trabalhadores e das demais categorias consideradas essenciais na pandemia.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo