Ministro da Justiça diz que este não é o momento para dividir órgão

Ministério da Justiça e Segurança Pública

Publicado em 10/06/2020 - 20:21 Por Leandro Martins, com reportagem de Renata Martins - Brasília

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou, nessa quarta-feira, que este não é o momento para dividir a pasta em dois ministérios. Ele falou sobre a questão após a primeira reunião com os secretários de Segurança Pública dos estados, sob seu comando.


Segundo Mendonça, o assunto deve ser analisado, mas o momento não é ideal para uma mudança na administração federal.


A criação do Ministério da Segurança Pública era uma reivindicação de parte dos secretários estaduais, durante a gestão do ex-ministro Sergio Moro.


Nesta quarta-feira, houve uma mudança no entendimento. Segundo o presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa, mesmo o colegiado sendo favorável a recriação do Ministério da Segurança Pública, o mais importante é garantir o diálogo e a cooperação.


Durante a coletiva, o ministro da Justiça foi questionado por jornalistas sobre denúncias de vazamentos de operações da Polícia Federal e sobre suposto direcionamento de investigações contra governadores de oposição.


André Mendonça afirmou que as operações ocorrem sem qualquer interferência ou conhecimento do governo federal, e que vazamentos devem ser investigados.


Nessa quarta-feira, a Polícia Federal fez buscas na sede do Governo do Pará, em operação sobre compra de respiradores. Em maio, o alvo foi o governador do Rio Janeiro, Wilson Witzel. Neste caso, um dia antes da ação, a deputada Carla Zambelli afirmou em entrevista que governadores seriam alvo de operações da Polícia Federal.

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo
Economia

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo