Assembleia Legislativa do Amazonas dará seguimento a processo de impeachment do governador e vice

Governador e vice do Amazonas

Publicado em 08/07/2020 - 22:09 Por Ariane Póvoa - Brasília

Líderes partidários da  Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) devem apresentar nesta quinta-feira (9) os nomes dos deputados que vão compor a Comissão Especial que vai analisar o processo de impeachment do governador do Amazonas Wilson Lima, do PSC, e do vice-governador, Carlos Almeida, do PTB.

 

Durante sessão virtual na terça-feira, o presidente da casa, deputado Josué Neto, do PRTB, acatou o parecer da Procuradoria-Geral da assembleia, que autoriza o seguimento do processo.

 

Wilson Lima e Carlos Almeida são acusados de crime de responsabilidade, em denúncia apresentada à Assembleia pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas.

 

A análise do pedido de impeachment havia sido suspensa por ação direta de inconstitucionalidade.

 

Desta vez, de acordo com o presidente da Aleam, o posicionamento da procuradoria atende decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas. Josué Neto disse que, a partir do anúncio, não terá mais qualquer envolvimento com a questão.

 

O governador e o vice terão 10 dias para enviar defesa prévia.

 

Por meio de nota, Wilson Lima afirma que a decisão de aceitar o processo foi tomada de forma solitária pelo presidente da Assembleia Legislativa, com o claro interesse de promoção política, tendo em vista as eleições que se aproximam.

 

O governador considera, ainda, que o pedido de impeachment não apresenta argumentos ou fatos que apontem para crimes de responsabilidade, não tendo, portanto, amparo legal. Wilson Lima também reafirma que acredita na democracia e que a decisão da maioria, demonstrada por meio do voto popular, deve ser respeitada

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo lança campanha para combater violência contra menores

Esta terça-feira é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Baixar arquivo
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo