Bolsonaro veta projeto que proíbe inclusão de consumidores no Serasa durante pandemia

"Insegurança jurídica"

Publicado em 02/07/2020 - 17:14 Por Victor Ribeiro - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro vetou totalmente o projeto de lei que proíbe a inclusão de consumidores inadimplentes em cadastros negativos, como SPC e Serasa, durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Inicialmente, a proposta suspendia por 90 dias a negativação do CPF após o dia 20 de março deste ano. O texto permitiria que a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça ampliasse essa suspensão da inscrição dos devedores nos cadastros até o dia 31 de dezembro, quando termina o estado de emergência em saúde declarado pelo próprio governo federal.

 

Após ouvir o Ministério da Justiça, a equipe econômica e a Advocacia-Geral da União, Bolsonaro decidiu vetar.

 

De acordo com o Palácio do Planalto, a proposta geraria insegurança jurídica ao possibilitar a revisão de atos e relações jurídicas "já consolidadas em potencial ofensa à garantia constitucional do ato jurídico perfeito previsto na Constituição.”

 

A justificativa de veto acrescenta que a medida contraria o interesse público porque poderia prejudicar o funcionamento do mercado de crédito e incentivaria o aumento da inadimplência e o superendividamento.

 

O Congresso Nacional ainda vai discutir se mantém ou derruba os vetos presidenciais.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo