Ministério Público Eleitoral do RJ vai fiscalizar cumprimento da lei de cotas nas eleições

Eleições municipais RJ

Publicado em 09/07/2020 - 16:43 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A fiscalização do cumprimento da cota de gênero pelos partidos políticos é a prioridade da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para as eleições municipais deste ano no estado. E, para fazer valer a legislação que há dez anos criou as cotas de gênero nas eleições e coibir as fraudes dos partidos, o Ministério Público Eleitoral do Rio está se articulando com entidades da área acadêmica e da sociedade civil para criar uma rede de apoio às candidaturas femininas e denunciar as fraudes.

 

De acordo com a procuradora regional eleitoral no Rio de Janeiro Silvana Batini, a ideia é fazer com que os partidos políticos no estado façam a adesão, de forma voluntária, e em público, ao cumprimento da lei, que estabelece o mínimo de 30% para as candidaturas de mulheres.

 

O acordo, segundo explicou a procuradora, é para evitar que, em caso de fraude à legislação, se cumpra a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, de fazer a cassação de toda a chapa dos candidatos proporcionais.

 

A procuradora chama a atenção para dois tipos de fraudes mais frequentes nas últimas eleições: a primeira, segundo Silvana, é uma das mais antigas, em que os partidos lançam a candidatura de mulheres para compor a cota, mas não há campanha das candidatas, configurando apenas uma aparência da candidatura. E, a outra, considerada mais grave, é quando a candidata recebe o dinheiro para a campanha e tem que devolver o dinheiro para o partido investir em um candidato homem.

 

Para Silvana Batini, embora o TSE tenha se manifestado, recentemente, para que as cotas de gênero se refletissem também na cúpula dos partidos políticos, temos uma dificuldade histórica no amadurecimento de nossa democracia em superar a subrepresentação feminina no campo político.

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo