Publicados vetos à MP que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda

Emprego e Renda

Publicado em 07/07/2020 - 16:24 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Está publicado no Diário Oficial desta terça-feira (7), um total de 13 vetos à Medida Provisória 936, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nessa segunda-feira (6) e que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.

 

O texto, que é válido durante o estado calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, permite a suspensão de contratos de trabalho por até 60 dias e também a redução de salários e da jornada de trabalho pelo período de até 90 dias. Os prazos podem ser prorrogados por decreto presidencial.

 

Entre os dispositivos vetados, está a prorrogação até 2021 da folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia. Com isso, fica valendo a lei atual, que prevê que o adiamento será concedido até o final de 2020.

 

Também foi retirado do texto o artigo que previa o pagamento de três parcelas, no valor de 600 reais cada, ao trabalhador desempregado que não tivesse direito ao seguro-desemprego.

 

Esse trecho do texto também dava direito ao auxílio emergencial aos que receberam a última parcela do seguro-desemprego entre os meses de março e abril desse ano.

 

Na justificativa, o governo alegou que as medidas geram novas despesas ao governo, sem cancelar outras equivalentes e que já são obrigatórias. Além disso, elas não vêm acompanhadas de uma previsão do impacto orçamentário e financeiro que seria gerado.

 

Outro ponto vetado pelo presidente é a ampliação do rol de possibilidades que poderiam ser isentas de tributação de impostos. De acordo com Bolsonaro, esse veto se deu porque o artigo vai contra a constituição Federal, que determina que contribuintes que estão em situação semelhante não podem ser tratados de forma desigual.

 

Esses vetos ainda podem ser derrubados pela Congresso. Para isso, é preciso maioria absoluta nas duas casas, o que significa conseguir 257 votos  na Câmara e 41 no Senado.

 


*Com colaboração de Victor Ribeiro

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo