Três hospitais de campanha do RJ devem ser fechados sem terem recebido pacientes

Antes de abrir

Publicado em 27/07/2020 - 17:53 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Três hospitais de campanha que sequer chegaram a receber pacientes devem ser fechados pelo governo do estado do Rio de Janeiro nos próximos dias.


A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, durante um depoimento nesta segunda-feira à Comissão Especial da Assembleia legislativa que fiscaliza os gastos para combater a pandemia de coronavírus. De acordo com o secretário, a data do fechamento será anunciada ainda nesta semana.


Os hospitais fazem parte da leva de sete unidades que seriam construídas e geridas pelo Iabas, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, para tratamento da Covid-19. No entanto, apenas duas foram concluídas e equipadas a ponto de conseguir funcionar: a do Maracanã e a de São Gonçalo.


Esses dois hospitais já não estão recebendo pacientes e devem ser desmobilizados, o que, de acordo com o secretário, é natural, já que a pandemia no estado está estabilizada ou em queda.


Os contratos de R$ 770 bilhões firmados com a organização social foram alvo de diversas denúncias de fraude e superfaturamento, que levaram à prisão de gestores da empresa e da Secretaria Estadual de Saúde, além do próprio ex-secretário Edmar Santos.


Do total empenhado, R$ 256 milhões foram efetivamente pagos ao Iabas até a suspensão do contrato por decisão do governo. No depoimento à comissão, Bousquet garantiu que, ao assumir o cargo, revisou todos os 44 contratos que a secretaria mantinha, e instituiu uma nova forma de organização para corrigir problemas e dar seguimento mais ágil aos processos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo