Vai à sanção projeto que permite renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas

Micro e pequenas empresas

Publicado em 15/07/2020 - 14:55 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O Senado aprovou, nessa terça-feira (14), um projeto de lei que vai beneficiar micro e pequenas empresas. O texto vai facilitar a renegociação de dívidas com a União nos termos da Lei do Contribuinte Legal. A matéria já passou pela Câmara e agora seguirá para a sanção presidencial.

 

A Confederação Nacional de Indústria (CNI) comentou a aprovação. Em nota, ela disse que a lei vai facilitar a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas. A entidade afirmou ainda que essa autorização deve permitir que 1,3 milhão empresas façam imediatamente novos acordos para dívidas.

 

As primeiras renegociações devem girar em torno de R$ 13 bilhões.

 

Também foi aprovada pelo Senado a criação de uma sede regional no Brasil do Novo Banco de Desenvolvimento, o NBD. A instituição tem sede original em Xangai, na China, e o objetivo é mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento em países que fazem parte do Brics - como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

O relator do projeto, Antonio Anastasia - do PSD de Minas Gerais - afirmou que a criação de uma sede brasileira deverá aumentar a participação do país nas transações financeiras do bloco, já que a intenção é que a criação desse escritório aqui intensifique as atividades do NDB no Brasil.

 

 

* Com informações de Marcelo Brandão, da Agência Brasil

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo