Câmara aprova MP que facilita acesso a empréstimos durante a pandemia

Bancos públicos vão retirar exigências para pessoa física e jurídica

Publicado em 18/08/2020 - 21:53 Por Kariane Costa - Brasília

Foi aprovada nesta terça-feira (18) a medida provisória que diminui a burocracia na hora de renegociar ou contratar empréstimos com os bancos públicos durante a pandemia.

De acordo com o texto, uma série de documentos fiscais serão dispensados na hora da contratar um empréstimo, e a medida vale tanto para pessoa física como para pessoa jurídica.

A data limite é até 31 de dezembro de 2020 ou enquanto durar o estado de calamidade pública em razão da Covid-19.

Micro e pequenas empresas contarão com prazo maior. Neste caso, serão mais 6 meses após dezembro.

Ficam dispensados para empresas por exemplo, a comprovação de quitação de tributos federais, incluindo a apresentação de certidão negativa de inscrição de dívida ativa da União, e o comprovante de regularidade com o FGTS.

Pessoas físicas não precisam apresentar a regularidade com as obrigações eleitorais.

A proposta segue agora para o Senado.

A matéria permite ainda aos bancos aceitar o leite e o rebanho de vacas como garantia de empréstimos destinados a investimento ou custeio tomados por produtores de leite.

Estava prevista para esta terça-feira (18), a votação do projeto que destina R$ 4 bilhões para o socorro a empresas de transporte coletivo de passageiros; mas a votação da proposta foi adiada para a semana que vem. Isto porque, tanto governo como oposição pediram mais tempo para estudar o tema.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo