Cláudio Castro assume governo do Rio de Janeiro

Vice-governador ficará no lugar de Witzel, afastado por 180 dias

Publicado em sexta-feira, 28 Agosto, 2020 - 19:30 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O vice-governador Cláudio Castro chegou ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro em Laranjeiras, na Zona Sul da capital para assumir o posto de governador nesta sexta-feira (28), após Wilson Witzel ser afastado do cargo por 180 dias.  A decisão foi do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça.

O afastamento foi determinado no âmbito da Operação Tris in Idem, um desdobramento da Operação Placebo, em razão do suposto envolvimento de Witzel em esquemas de corrupção em contratos públicos do governo do Rio, no qual seriam pagas vantagens indevidas a agentes públicos.

Castro também é investigado por suspeita de participação no mesmo esquema e também foi alvo de buscas, em sua residência na zona oeste do Rio, por determinação da Corte. Caso seja comprovado que está envolvido, poderá ser afastado ou preso, ficando impossibilitado de continuar no cargo, como explica a advogada constitucionalista Vera Chenin.

Nesse caso, quem deve assumir o governo do estado é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, atualmente presidida pelo deputado André Ceciliano, e na impossibilidade deste, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, atualmente comandado pelo desembargador Claudio de Mello Tavares.

Cantor católico, com dois CDs solo, advogado, ex-vereador carioca. Este é o perfil de Cláudio Castro, de 41 anos, vice-governador do Rio de Janeiro.

 Castro, assim como Witzel, é do PSC, que na mesma operação deslanchada a partir da decisão do STJ teve seu presidente nacional, Pastor Everaldo, preso por agentes federais.

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Fies reabre hoje inscrições para 50 mil vagas restantes

Prazo foi prorrogado pelo MEC devido a instabilidade no sistema que prejudicou candidatos

Baixar arquivo
Cultura

Mostra on-line reúne o melhor do cinema de terror no país

Os fãs do terror podem comemorar. A partir desta quarta-feira(28) a mostra "Macabro", promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), vai exibir 44 filmes brasileiros do gênero, de forma on-line e gratuita.

Baixar arquivo
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo