Seções especiais garantem acessibilidade a eleitores com deficiência

O prazo para pedir transferência começou hoje e vai até 1º de outubro

Publicado em 24/08/2020 - 14:27 Por Dayana Vitor - Brasília

Do dia 25 de agosto até 1º de outubro, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem pedir à Justiça Eleitoral a transferência para votar em uma seção especial nas eleições municipais deste ano. Os espaços são adaptados para dar maior acessibilidade e segurança na hora do voto.

Nesse mesmo período, os diretores das instituições que abrigam presos provisórios e de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas devem enviar à Justiça Eleitoral a solicitação de mudança de internados para estabelecimentos com seções eleitorais.

As chefias de militares, policiais, bombeiros, agentes de trânsito, guardas municipais e outros agentes públicos que estiverem de serviço nos dias das eleições devem pedir, também de 25 de agosto até 1º de outubro, a transferência temporária de seção dos subordinados.

Esse é o mesmo prazo para que juízes, servidores e promotores da Justiça Eleitoral que estiverem trabalhando no primeiro e segundo turnos, solicitem a alteração do local do voto.

Já os mesários terão um tempinho maior para pedir a mudança de seção, de 25 a 9 de outubro. Mas nesse caso, só é possível solicitar a transferência se o local de trabalho e de votação forem diferentes.

Lembrando que, por causa da pandemia da covid-19, uma proposta de emenda à Constituição foi aprovada mudando as datas das eleições. Este ano, o primeiro e segundo turnos vão ocorrer nos dias 15 e 29 de novembro.

 

Ouça também:

Congresso promulga, nesta quinta, datas das eleições municipais: 15 e 29 de novembro

Eleições 2020: 147,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar; 52,5% são mulheres

TSE suspende biometria nas eleições de 2020


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo