Votação da PEC do novo Fundeb fica para a próxima semana

Único item da pauta, a proposta deve ser promulgada já no dia seguinte

Publicado em 21/08/2020 - 10:55 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A sessão de análise do Fundeb estava marcada para essa quinta-feira(20), justamente no mesmo horário em estava ocorrendo a sessão do Congresso em que os deputados mantiveram o veto do presidente à proposta que reajustava o salário do pessoal da Saúde. Então, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, achou melhor remarcar para a próxima terça-feira(25) a votação da proposta que torna permanente o Fundeb – que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

É o único item da pauta e como é uma PEC, uma Proposta de Emenda à Constituição, a previsão é a de que ela seja promulgada pela mesa do Congresso já no dia seguinte.

E o que é essa proposta? O Fundeb foi criado em 2007 para substituir temporariamente o Fundef, que era o então o fundo principal da Educação.  Agora, essa PEC, além de tornar o Fundeb uma política permanente de Estado, ainda aumenta em 13 pontos percentuais – ou seja, de dez para 23%, a participação da União nos recursos; e muda a forma de distribuição desses recursos, ampliando em 54% o número de redes de ensino beneficiadas; e, consequentemente, o número de alunos atendidos pelo recurso federal.

E, segundo a Constituição, o uso desse dinheiro deve ser feito prioritariamente assim: os Municípios usam na Edução Infantil e Fundamental; e os Estados, na Educação Fundamental e no Ensino Médio. As universidades não entram nessa conta, porque o Ensino Superior é de responsabilidade prioritária do governo federal.

Já há acordo entre os parlamentares, porque esse texto vem sendo debatido desde o início do ano passado, o relator é o senador Flávio Arns. No comunicado de adiamento, o presidente do Senado disse que tomou essa decisão depois de conversar com os líderes da casa e também para garantir que todos tenham tempo de discutir bem a questão.

 

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo