Câmara decide hoje (9) sobre trabalho das comissões durante a pandemia

Por causa da crise sanitária, as comissões permanentes estão suspensas

Publicado em 09/09/2020 - 10:09 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira (9) o projeto que autoriza o funcionamento de algumas comissões da Casa e também do Conselho de Ética durante a pandemia do novo coronavírus.

Por causa da crise sanitária, o Congresso Nacional suspendeu todas as comissões permanentes tanto da Câmara, quanto do Senado.

No projeto pautado para hoje, os deputados devem autorizar o funcionamento, por meio do Sistema de Deliberação Remota, das comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle, além do Conselho de Ética.

A Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, deve votar, por exemplo, a constitucionalidade da PEC da Reforma Administrativa.

Já o Conselho de Ética pode deliberar sobre uma eventual denúncia contra a deputada pelo Rio de Janeiro, Flordelis, do PSD, acusada de tramar o assassinato do próprio marido. A corregedoria da Câmara abriu um processo contra a parlamentar. Se o corregedor solicitar abertura da denúncia e ela for autorizada pela Mesa Diretora, Flordelis terá que se defender no Conselho de Ética que, em último caso, pode aprovar a cassação do mandato da deputada.

O projeto de resolução que permite o funcionamento do Conselho de Ética e de algumas comissões da Câmara também permite que o presidente da Casa, o deputado Rodrigo Maia, de estender a autorização de funcionamento para outras comissões permanentes ou temporárias, desde que o colégio de líderes seja consultado. O texto também permite que a Mesa Diretora do Congresso autorize o funcionamento da Comissão Mista do Orçamento.

Para funcionar, as comissões só poderão permitir a presença de até 25% dos integrantes, de forma a respeitar o distanciamento social.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo