Eleições 2020: TSE tem 34.012 candidaturas registradas até o momento

São 3.124 pedidos para prefeito e vice-prefeito; 30.888 para vereador

Publicado em 18/09/2020 - 12:08 Por Maíra Heinen - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou, até as 8h desta sexta-feira, 34.012 candidaturas para as eleições municipais deste ano. São, até o momento, 1.561 candidaturas para prefeito; 1.563 para vice-prefeito; e 30.888 para o cargo de vereador.

O prazo para apresentar os pedidos de candidatura segue até o dia 26 de setembro, às 19h. Ao todo 33 partidos disputam vagas em cargos majoritários ou nas Câmaras de Vereadores.

Até o momento, o estado com a maior quantidade de registros de candidatos ao cargo de prefeito é Minas Gerais, com 241; seguido pelo Rio Grande do Sul, com 198; Bahia, com 126; Goiás, com 51 e Pará, com 44 registros.

Já o partido com a maior quantidade de pedidos de candidatura para todos os cargos é o PP, com 2.660 candidatos; seguido pelo MDB, com 2.599; e pelo PSD, com 2.426 candidatos.

Em 2020, o perfil de candidato que representa as candidaturas registradas até agora é de homem branco, com idade em torno de 42 anos. Isso porque a maioria dos candidatos, 67%, é do sexo masculino. Apenas 33% das candidaturas registradas até o momento são de mulheres.

Em relação à idade, a maioria dos candidatos está na faixa entre 40 e 44 anos.

Mais da metade, 53,47%, se declararam brancos. Pardos representam 34,44% das candidaturas; e 9,86% se declararam pretos. Apenas 0,42% dos candidatos se declarou indígena.

De acordo com o TSE, neste ano, há algumas novidades no sistema de candidaturas, como a sincronização dos dados com a Justiça Eleitoral à medida que são salvos.

Os partidos também podem fazer a transmissão via internet das atas das convenções partidárias, além da possibilidade de transmissão, pela internet, de pedido de registro de candidatura até as 8h do dia 26 de setembro; e a disponibilização de uma versão do sistema para treinamento.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo