logo Radioagência Nacional
Política

Flordelis é ouvida por corregedor da Câmara

Depoimento durou cerca de duas horas
Baixar
Kariane Costa
22/09/2020 - 21:55
Brasília

A deputada federal Flordelis, do PSD, foi ouvida nesta terça-feira pelo corregedor da Câmara dos Deputados, Paulo Bengtson.

A parlamentar é alvo de uma investigação na Casa por quebra de decoro. Ela é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado.

O depoimento durou cerca de duas horas e foi em Brasília, no apartamento funcional da deputada.

Ao deixar o local, o deputado Bengtson conversou com a imprensa e disse que Flordelis respondeu a 10 perguntas. O parlamentar afirmou ainda que deve entregar o parecer já na próxima semana e espera que o caso na Câmara dos Deputados tenha um desfecho final até novembro.

A deputada Flordelis alega inocência. Ela ainda não se apresentou para colocar a tornozeleira eletrônica. Na última sexta-feira, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que a parlamentar passe a ser monitorada e fique em recolhimento domiciliar das 23h às 6h.

O advogado Anderson Rollemberg afirma que a parlamentar é vítima de uma conspiração.

A Corregedoria da Câmara dos Deputados faz a análise prévia da acusação de quebra de decoro contra a parlamentar e encaminha à Mesa Diretora. Se a mesa julgar procedente, envia o caso para o Conselho de Ética para abertura de um processo contra a deputada, que pode levar à cassação do mandato.

O Conselho de Ética da Casa está suspenso desde o início da pandemia. O corregedor articula para que o colegiado seja instalado de forma remota para a análise do caso, mas é preciso que um projeto seja aprovado no plenário da Câmara autorizando o funcionamento.

x