Flordelis é ouvida por corregedor da Câmara

Depoimento durou cerca de duas horas

Publicado em 22/09/2020 - 21:55 Por Kariane Costa - Brasília

A deputada federal Flordelis, do PSD, foi ouvida nesta terça-feira pelo corregedor da Câmara dos Deputados, Paulo Bengtson.

A parlamentar é alvo de uma investigação na Casa por quebra de decoro. Ela é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado.

O depoimento durou cerca de duas horas e foi em Brasília, no apartamento funcional da deputada.

Ao deixar o local, o deputado Bengtson conversou com a imprensa e disse que Flordelis respondeu a 10 perguntas. O parlamentar afirmou ainda que deve entregar o parecer já na próxima semana e espera que o caso na Câmara dos Deputados tenha um desfecho final até novembro.

A deputada Flordelis alega inocência. Ela ainda não se apresentou para colocar a tornozeleira eletrônica. Na última sexta-feira, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que a parlamentar passe a ser monitorada e fique em recolhimento domiciliar das 23h às 6h.

O advogado Anderson Rollemberg afirma que a parlamentar é vítima de uma conspiração.

A Corregedoria da Câmara dos Deputados faz a análise prévia da acusação de quebra de decoro contra a parlamentar e encaminha à Mesa Diretora. Se a mesa julgar procedente, envia o caso para o Conselho de Ética para abertura de um processo contra a deputada, que pode levar à cassação do mandato.

O Conselho de Ética da Casa está suspenso desde o início da pandemia. O corregedor articula para que o colegiado seja instalado de forma remota para a análise do caso, mas é preciso que um projeto seja aprovado no plenário da Câmara autorizando o funcionamento.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo