Recursos para Renda Cidadã podem vir de precatórios e Fundeb

Programa social foi anunciado hoje, mas não foi detalhado

Publicado em 28/09/2020 - 17:44 Por Dayana Vítor - Brasília

Renda cidadã. Esse é o nome do novo programa social anunciado nesta segunda-feira pelo governo federal e que vai substituir o auxílio emergencial e o Bolsa Família. A novidade foi divulgada após reunião do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, com ministros de estado e as principais lideranças partidárias do Congresso Nacional.

Os recursos para pagar essa iniciativa virão de precatórios já previstos no orçamento da União, que são títulos da dívida pública reconhecidos após decisão judicial. O relator da PEC do Pacto Federativo, senador Márcio Bittar, do MDB do Acre, acrescentou que vai propor que recursos do Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, sejam utilizados.

Na reunião, também foi discutida a segunda etapa da reforma tributária. Mas não houve consenso, pois a ideia do governo seria desonerar a folha de pagamento das empresas para permitir novas contratações. Mas para compensar seria criado um novo imposto. O ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou que o governo não vai aumentar impostos.

Apesar de não haver consenso ainda sobre a segunda parte da reforma tributária, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do PP do Paraná, garantiu que vai continuar trabalhando para isso ocorrer.

Lembrando que a primeira parte da reforma tributária do governo já está em tramitação no Congresso. Ela trata apenas da unificação de impostos federais e estaduais em um imposto único, o IVA - Imposto sobre Valor Agregado.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo