Relator de processo de Witzel na Alerj conclui pelo impeachment

Deputado Rodrigo Bacellar entregou o relatório à comissão processante

Publicado em 15/09/2020 - 13:04 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O relator do processo de impeachment contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC, o deputado Rodrigo Bacellar, do Solidariedade, entregou aos outros membros da comissão processante o relatório favorável à continuidade do impeachment.

A comissão vai votar o texto na próxima quinta-feira, e, se for aprovado por maioria simples, 13 dos 25 membros da comissão, o relatório segue para o plenário. A sessão com todos os deputados para apreciar a continuidade ou não do processo deve acontecer na próxima semana.

O relatório pela admissibilidade da denúncia conclui que Witzel cometeu crime de responsabilidade em situações como na contratação de organizações sociais para gerir serviços de saúde e na compra superfaturada de respiradores para serem usados durante a pandemia de covid-19.

O relatório aponta também como indício de irregularidade, a contratação do escritório advocatício da primeira-dama Helena Witzel por empresas que teriam contratos com o governo do estado. E se vale ainda da decisão do Superior Tribunal de Justiça de afastar o governador diante das denúncias feitas contra ele pelo Ministério Público Federal no âmbito das operações Favorito e Tris in Idem.

Para ser aprovado em plenário, o relatório precisa de quórum de 47 dos 70 deputados. Dessa forma, Witzel passa a ser afastado também por decisão da Assembleia Legislativa. O processo de impeachment continua com a formação de uma comissão mista do legislativo e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

 

Ouça também

MPF apresenta nova denúncia contra Wilson Witzel

Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias

Witzel diz que faltam provas sobre sua participação em irregularidades

Procurador Eduardo El Hage diz que Rio de Janeiro vive dia triste

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo