Relator de processo de Witzel na Alerj conclui pelo impeachment

Deputado Rodrigo Bacellar entregou o relatório à comissão processante

Publicado em 15/09/2020 - 13:04 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O relator do processo de impeachment contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC, o deputado Rodrigo Bacellar, do Solidariedade, entregou aos outros membros da comissão processante o relatório favorável à continuidade do impeachment.

A comissão vai votar o texto na próxima quinta-feira, e, se for aprovado por maioria simples, 13 dos 25 membros da comissão, o relatório segue para o plenário. A sessão com todos os deputados para apreciar a continuidade ou não do processo deve acontecer na próxima semana.

O relatório pela admissibilidade da denúncia conclui que Witzel cometeu crime de responsabilidade em situações como na contratação de organizações sociais para gerir serviços de saúde e na compra superfaturada de respiradores para serem usados durante a pandemia de covid-19.

O relatório aponta também como indício de irregularidade, a contratação do escritório advocatício da primeira-dama Helena Witzel por empresas que teriam contratos com o governo do estado. E se vale ainda da decisão do Superior Tribunal de Justiça de afastar o governador diante das denúncias feitas contra ele pelo Ministério Público Federal no âmbito das operações Favorito e Tris in Idem.

Para ser aprovado em plenário, o relatório precisa de quórum de 47 dos 70 deputados. Dessa forma, Witzel passa a ser afastado também por decisão da Assembleia Legislativa. O processo de impeachment continua com a formação de uma comissão mista do legislativo e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

 

Ouça também

MPF apresenta nova denúncia contra Wilson Witzel

Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias

Witzel diz que faltam provas sobre sua participação em irregularidades

Procurador Eduardo El Hage diz que Rio de Janeiro vive dia triste

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Esportes

Dupla feminina ganha medalha olímpica inédita para tênis brasileiro

O tênis brasileiro está pela primeira vez no pódio de uma Olimpíada.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo