Senado aprova ampliação da validade da carteira de motorista

O texto será analisado novamente na Câmara dos Deputados

Publicado em 03/09/2020 - 22:05 Por Kariane Costa - Brasília

Senadores aprovaram por 46 votos a favor  e 21 contra  o projeto que amplia para 10 anos a validade da carteira de motorista.  A proposta que veio do governo foi aprovada na Câmara dos Deputados, mas como foi modificado no Senado, o projeto será analisado novamente pelos deputados.

Além  do novo prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação para condutores com até 50 anos de idade, a proposta faz uma série de alterações no Código de Trânsito Brasileiro como o aumento do limite de pontos para suspensão da CNH, dos atuais 20 pontos para até 40 pontos para quem não tiver cometido infração gravíssima.

O texto mantém a obrigatoriedade do uso do farol baixo durante o dia apenas em rodovias de pista simples.

A proposta inclui  ainda o uso obrigatório das cadeirinhas infantis. A cadeirinha será obrigatória para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura.

O texto também estabelece regras mais brandas para a retenção da carteira e para exames toxicológicos

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo