Brics apoia candidatura do Brasil para Conselho de Segurança da ONU

Conselho tem cinco membros permanentes e 10 rotativos

Publicado em 18/11/2020 - 10:30 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Os parceiros do Brasil no Brics - a Rússia, Índia, China e África do Sul - manifestaram apoio à candidatura brasileira para membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU em 2022 e 2023. Esse apoio é um dos itens que está no comunicado da reunião da cúpula, que aconteceu de forma remota nessa terça-feira (16).

A reforma ampla da ONU para abrigar mais países do grupo no Conselho de Segurança também foi assunto. O conselho atualmente tem cinco países membros permanentes e outros 10 que ocupam cadeiras rotativas durante dois anos, inclusive o Brasil, que aliás, é um dos países que mais ocuparam uma dessas vagas e há décadas, pede que sua posição seja definitiva.

Na reunião de ontem, também foi feito um apelo para que haja uma reforma na Organização Mundial do Comércio, para que haja a defesa de países em desenvolvimento e a redução do protecionismo dos países ricos - que acabam tendo mais controle sobre as exportações de determinados produtos. Ainda na linha econômica, a cúpula pede que a OMC busque uma cadeia de suprimento global que seja mais flexível e com maior capacidade de recuperação frente às crises. 

A cúpula também tratou de pandemia, da cooperação internacional para combater a covid-19 e uma distribuição equilibrada de uma vacina segura e eficaz contra o novo coronavírus. 

Mais cedo, no discurso inicial do evento, o presidente Jair Bolsonaro defendeu mudanças na OMC, pediu reformas na OMS,  falou sobre questões ambientais e prometeu divulgar uma lista de importadores de madeira ilegal da Amazônia brasileira, criticando os “ataques” que o governo sofre em relação às queimadas e ao desmatamento.

Últimas notícias
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo