Governador de Santa Catarina é absolvido em processo de impeachment

Publicado em 27/11/2020 - 16:17 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), foi absolvido nesta sexta-feira (27) do primeiro processo de impeachment que enfrenta no estado. Foram 6 votos favoráveis ao governador, 3 contrários e uma abstenção. Afastado do cargo desde o dia 27 de outubro, o governador eleito por Santa Catarina retorna ao posto imediatamente.

O Tribunal Especial de Impeachment que decidiu o caso foi formado por 5 desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e 5 deputados estaduais. Carlos Moisés da Silva foi acusado de crime de responsabilidade por dar um aumento aos procuradores do estado, equiparando o salário com o do Legislativo estadual, em setembro do ano passado. Segundo a acusação, o aumento foi ilegal e deveria ter sido suspenso após decisão do Tribunal de Contas do Estado, em maio deste ano, contrária a equiparação salarial.

O deputado do PSL Sargento Lima, do mesmo partido do governador, defendeu o afastamento do chefe do Executivo.

Já a desembargadora Cláudia Lambert de Faria rejeitou a acusação de que o aumento havia sido ilegal.

O julgamento desta sexta-feira ocorreu dois dias após um outro julgamento, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que validou a equiparação salarial autorizada pelo governador.

Agora, Carlos Moisés deve enfrentar outros pedidos de impeachment, que se acumulam na Assembleia Legislativa. Entre eles, a acusação de crime de responsabilidade pela suposta compra de 200 respiradores a R$ 33 milhões, pagos antecipadamente sem garantia de entrega, e também pela contratação de um hospital de campanha para enfrentar a pandemia da covid-19.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo