Mourão embarca hoje para Amazônia acompanhado de 10 embaixadores

Vice-presidente participou de reunião do conselho nessa terça

Publicado em 04/11/2020 - 09:56 Por Renata Martins - Brasília

O vice-presidente Hamilton Mourão apresentou nessa terça-feira (3) qual será o foco do Conselho Nacional da Amazônia Legal – CNAL, para a elaboração de políticas para a região que tem o bioma amazônico.

Mourão - que preside Conselho - afirmou que o foco será a proteção, a preservação, o desenvolvimento e a organização de um tratado internacional de cooperação amazônica.

O plano estratégico não traz ações ou institui metas. Porém, em seu discurso na reunião, Hamilton Mourão indicou algumas frentes a serem priorizadas. Como o fortalecimento dos órgãos de fiscalização ambiental e a ocupação do território com regularização fundiária e ambiental.

O vice-presidente da República não quis bater o martelo sobre em quanto pretende reduzir o desmatamento a partir nos próximos dois anos.

Em funcionamento desde fevereiro deste ano, esta foi a terceira reunião do conselho, que é formado por 14 ministros.

Nesta quarta-feira (4), Hamilton Mourão embarcará para Manaus. Ele viaja com embaixadores de 10 países para a Amazônia.

O vice-presidente da República rebateu as críticas de que a viagem só mostraria área protegidas da região.

A viagem à Amazônia Ocidental prevê a participação dos chefes de missões diplomáticas de países como Canadá, França, Alemanha, Portugal, Reino Unido, Colômbia e África do Sul. Três municípios serão visitados, até a próxima sexta-feira (6): Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Maturacá.

 

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo