Câmara aprova marco legal das startups

Proposta agora será enviada para análise do Senado

Publicado em 15/12/2020 - 11:59 Por Maíra Heinen - Brasília

Deputados aprovaram nessa segunda-feira (14) o marco legal das startups. A iniciativa quer incentivar as empresas de inovação no país e, agora, a proposta será enviada para a análise do Senado.

O texto aprovado enquadra startups como empresas, mesmo com apenas um sócio, e sociedades cooperativas que atuam na inovação aplicada a produtos, serviços ou modelos de negócios.

O projeto coloca que, para se enquadrarem, as startups devem ter receita bruta de até R$ 16 milhões no ano anterior e até dez anos de inscrição no CNPJ. Elas também precisam declarar o uso de modelos inovadores ou participarem do regime especial Inova Simples, previsto no Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.

As startups poderão contar com dinheiro de investidores sem que eles necessariamente participem do capital social, na direção e poder decisório da empresa.

Os investimentos poderão ser feitos tanto por pessoa física quanto por pessoas jurídicas.

Um ponto que gerou discussão durante os debates para a aprovação do marco legal foi a chamada opção de compra de ações. Nessa modalidade, uma pessoa poderá trabalhar com um salário efetivo menor e receber um complemento do acertado em ações, futuramente. Segundo a deputada Luiza Canziani, do PTB, o objetivo é garantir a participação dos colaboradores no sucesso da empresa.

Mas alguns deputados, como Sâmia Bonfim, líder do PSOL, demonstraram preocupação com as regras previstas no projeto, que impactam direitos trabalhistas.

As startups poderão, entre outras regras aprovadas, contar com um ambiente regulatório experimental, o chamado sandbox regulatório. Neste caso, algumas normas exigidas das empresas que atuam no setor poderão ser suspensas pelas agências regulatórias.

 

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo